Page 57 - Revista da Ordem - Edição 36
P. 57
Cadernos Jurídicos 57
ração e baixa de empresas, passando a concentrar o envio ção e baixa de empresas. Nem todos os municípios do Esta-
de todos os documentos e dados necessários em um único do estão integrados ao sistema3, mas é possível afirmar que
protocolo perante as Juntas Comerciais. em relação aos municípios onde já há a implantação, os re-
sultados vêm se mostrando, em sua maioria, satisfatórios.
A ideia central da REDESIM é a desburocratização dos
procedimentos necessários para criar, baixar ou alterar da- O “Empresa Fácil Paraná”, cuja utilização passou a ser
dos de uma empresa ou sociedade empresária. Ou seja, ao obrigatória para determinados atos desde meados do ano
invés de impor ao empresário o arquivamento de seu ato de 2015, vem se mostrando como um dos sistemas mais
constitutivo perante a Junta Comercial, para, somente na eficazes da REDESIM. As inconsistências verificadas pelos
sequência, requerer alvará de funcionamento, inscrição usuários têm sido objeto de atenção do Plenário do Colégio
perante o CNPJ da Receita Federal, licenças de órgãos am- de Vogais da Jucepar. Prova disso é a Resolução Plenária n.º
bientais, sanitários, Corpo de Bombeiros, dentre outros; 004/2016 que estabelece alguns atos e eventos relativos a
mediante a utilização da integração de processos dispo- empresas, sociedades empresárias e empresários, que po-
nibilizada pela REDESIM, o objetivo é que o empresário, dem ser apresentados pelo sistema disponível para arqui-
ao ter seu ato constitutivo deferido e arquivado pela Junta vamentos e registros previamente à implantação do “Em-
Comercial competente, obtenha desde logo os demais ca- presa Fácil Paraná”. É importante, pois, que os usuários dos
dastros, licenças e registros necessários ao pleno e legal serviços da Jucepar utilizem, constantemente, os canais de
exercício de sua atividade. comunicação disponíveis a fim de levar ao conhecimento
da Jucepar eventuais dificuldades enfrentadas, a fim de que
Os usuários dos serviços de registro de comércio, todavia, os serviços disponíveis aos cidadãos atendam às necessida-
vêm enfrentando nos últimos anos, percalços e desafios quan- des das empresas que atuam no Estado.
do da utilização dos serviços disponibilizados pela REDESIM.
Ao se analisar o estágio de implantação da integração
O primeiro grande desafio é efetivamente disponibili- preconizada pela legislação federal nos demais estados
zar ao usuário um sistema que garanta o mínimo de segu- da Federação, observa-se que se está ainda muito longe
rança jurídica e padronização. Isso porque, o empresário daqueles objetivos e diretrizes estabelecidos pela lei em
que é titular de empresa ou sociedade empresária em um 2007. Sim, passados quase 10 anos, a integração ainda é um
determinado Estado da Federação e com filiais espalhadas projeto que, não obstante, na teoria, tenha como principal
por outros Estados, por exemplo, certamente já percebeu, objetivo a desburocratização, simplificação e celeridade
quando se trata de registro de comércio, que para arquivar em prol do empresário e das empresas do país; na práti-
um ato absolutamente idêntico em diferentes Juntas Co- ca, ainda tem trazido indesejáveis surpresas. Em algumas
merciais, os requisitos e procedimentos podem ser distin- Juntas Comerciais de maior movimento do país, aquelas
tos e até divergentes. Considerando que a implantação da responsáveis pelo arquivamento e registro de uma quanti-
REDESIM se encontra em estágios de evolução diversos nos dade enorme de empresas, uma simples certidão de inteiro
Estados da Federação, é comum deparar-se com situações teor ainda não pode ser obtida via internet. Assim, caso o
em que o arquivamento foi realizado num Estado, mas en- usuário tenha a intenção de utilizar o documento com fins
contra dificuldades para ser arquivado em outro. de certidão, deverá requerê-lo presencialmente no balcão
da Junta Comercial. Esse é apenas um dos diversos exem-
Outro desafio é permitir ao usuário que utiliza a RE- plos que demonstram a distância entre os diversos Estados
DESIM uma tramitação célere e, dentro do rigor da lei, da Federação no que diz respeito à integração de dados, ao
desburocratizada e eficiente. Tal desafio pressupõe, antes acesso de documentos e informação ao usuário, à simplifi-
de mais nada, capacitação de pessoal, tornando-os aptos cação de processos e procedimentos.
a dar respostas em prazo razoável e com embasamento le-
gal. Mais além, é necessário que as especificidades da ati- É crucial nessa evolução rumo à integração, portan-
vidade pública não impactem de forma negativa – e muitas to, que os usuários colaborem, façam sua parte e parti-
vezes fatal – no exercício da atividade econômica – que é a cipem, já que o resultado final a todos deve beneficiar.
real propulsora de renda, empregos e tributos neste país. Aos operadores do Direito que representam interesses
Exemplificativamente, um empresário que pretenda ins- de empresários, cabe a busca pela atualização e vigilân-
talar um simples comércio (atividade não considerada de cia constantes, a fim de cooperar para que, com sistemas
alto risco) numa cidade do interior do Estado, deverá con- claros, rígidos e céleres, os empresários não sejam one-
tar, previamente ao arquivamento de seu ato constitutivo, rados com exigências no decorrer da tramitação dos atos
com a resposta da Prefeitura local acerca da viabilidade submetidos a registro e arquivamento.
do endereço escolhido para o exercício daquela ativida-
de, com o parecer favorável do Corpo de Bombeiros, com Em âmbito federal, é importante estar sempre atuali-
eventual manifestação dos órgãos de vigilância sanitária zado com as normativas expedidas pelo DREI – Departa-
e, por fim, de forma concomitante ao registro de seu ato mento de Registro Empresarial e Integração, vinculado à
constitutivo, com a inscrição pela Receita Federal do Bra- Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa, que tem
sil, de seu CNPJ. Tais respostas, pareceres, inscrições e como missão normatizar e coordenar o registro de comér-
registros devem acontecer de forma concomitante, inde- cio em âmbito nacional, orientando as Juntas Comerciais
pendentemente da época do ano, livres de interferências acerca das regras a serem observadas no registro e arquiva-
afetas a problemas de sistemas de informática ou greves mento de atos. No início do mês de março de 2017, o DREI
de servidores, pois, como já dito, é o exercício regular da publicou novas Instruções Normativas com o objetivo de
atividade econômica que está em jogo. atualizar e aprimorar alguns normas de registro. Especial
destaque deve ser dado à Instrução Normativa DREI nº 38,
No Estado do Paraná2, a JUCEPAR – Junta Comercial do de 02 de março de 2017, que aprova os manuais referentes
Paraná, já implantou o portal “Empresa Fácil Paraná”, por ao registro de empresário individual, de sociedade limita-
meio do qual é feita a integração entre os dados cadastrais da, de empresa individual de responsabilidade limitada –
da Receita Federal e os diversos órgãos estaduais e munici- EIRELI, de cooperativa e de sociedade anônima. Tal instru-
pais que participam dos processos de constituição, altera-
2 O decreto 4.798, de 30 de maio de 2012, instituiu o subcomitê estadual responsável pela implantação da REDESIM no âmbito do Estado do Paraná.
3 É possível verificar o mapa dos municípios implantados em http://www.empresafacil.pr.gov.br