Page 27 - Revista da Ordem - Edição 43
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                                                                                      de Boas Práticas de
                                                                                Educação Aloísio Surgik

                                                                                          marcou o evento

mação desses profissionais. Será que    OAB é contra curso de tecnólogo
os reflexos desse curso também não
interessam ao Ministério Público? À       Na mesma data em que a OAB Paraná discutia o futuro da educação ju-
magistratura? Será que apenas a OAB     rídica, o Conselho Federal da OAB anunciou que iria à Justiça para barrar
deve ser porta voz desse debate? Qual   a autorização concedida dias antes pelo Ministério da Educação para a
o efeito que terão esses profissionais  implementação de cursos técnicos e de tecnólogos em serviços jurídicos.
no mercado de trabalho? Esses dois      A entidade tem criticado duramente este “embuste”, que é apenas mais
assuntos já justificam a necessidade    uma expressão da mercantilização do ensino promovida pelo MEC. Para
deste encontro”, ponderou o presi-      o presidente nacional da Ordem, Claudio Lamachia, o governo usa a edu-
dente da Comissão de Educação Jurí-     cação como moeda de troca para agradar empresários ou políticos. Para
dica, Rodrigo Rios.                     o presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha, o curso se
                                        mostra sem nenhuma efetividade para o mercado de trabalho.
    A conselheira estadual da OAB
Marília Pedroso Xavier ressaltou que a  as centenas de cursos brotando em       pode negar a existência de uma cultu-
primeira edição do Encontro Estadu-     todo o país. O fenômeno certamente      ra de desvalorização dos mestres, ba-
al dos Professores de Direito mostrou   é um dos causadores dessa nefasta       nalizando-se o conhecimento que eles
tamanha importância que a OAB Pa-       precarização das relações de trabalho,  oferecem e desrespeitando o trabalho
raná resolveu torná-lo um um evento     mas não é o único. A própria reforma    e a trajetória de quem se dedica com
de cunho regular. “Cabe aqui uma im-    trabalhista encarrega-se de colocar     tanto afinco a disseminar o conheci-
portante reflexão. O acelerado proces-  o magistério em situação absoluta-      mento fundamental para o exercício
so de conectividade, gerando tantas     mente dramática e fragilizada. Não se   profissional”, enfatizou.
novas mídias, não tem tornado fácil a
tarefa dos docentes”, ressaltou.

    “Também não podemos esquecer
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