Page 27 - Revista da Ordem - Edição 43
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Criação do Prêmio 2017 | novembro | REVISTA dA ORDEM
de Boas Práticas de
Educação Aloísio Surgik
marcou o evento
mação desses profissionais. Será que OAB é contra curso de tecnólogo
os reflexos desse curso também não
interessam ao Ministério Público? À Na mesma data em que a OAB Paraná discutia o futuro da educação ju-
magistratura? Será que apenas a OAB rídica, o Conselho Federal da OAB anunciou que iria à Justiça para barrar
deve ser porta voz desse debate? Qual a autorização concedida dias antes pelo Ministério da Educação para a
o efeito que terão esses profissionais implementação de cursos técnicos e de tecnólogos em serviços jurídicos.
no mercado de trabalho? Esses dois A entidade tem criticado duramente este “embuste”, que é apenas mais
assuntos já justificam a necessidade uma expressão da mercantilização do ensino promovida pelo MEC. Para
deste encontro”, ponderou o presi- o presidente nacional da Ordem, Claudio Lamachia, o governo usa a edu-
dente da Comissão de Educação Jurí- cação como moeda de troca para agradar empresários ou políticos. Para
dica, Rodrigo Rios. o presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha, o curso se
mostra sem nenhuma efetividade para o mercado de trabalho.
A conselheira estadual da OAB
Marília Pedroso Xavier ressaltou que a as centenas de cursos brotando em pode negar a existência de uma cultu-
primeira edição do Encontro Estadu- todo o país. O fenômeno certamente ra de desvalorização dos mestres, ba-
al dos Professores de Direito mostrou é um dos causadores dessa nefasta nalizando-se o conhecimento que eles
tamanha importância que a OAB Pa- precarização das relações de trabalho, oferecem e desrespeitando o trabalho
raná resolveu torná-lo um um evento mas não é o único. A própria reforma e a trajetória de quem se dedica com
de cunho regular. “Cabe aqui uma im- trabalhista encarrega-se de colocar tanto afinco a disseminar o conheci-
portante reflexão. O acelerado proces- o magistério em situação absoluta- mento fundamental para o exercício
so de conectividade, gerando tantas mente dramática e fragilizada. Não se profissional”, enfatizou.
novas mídias, não tem tornado fácil a
tarefa dos docentes”, ressaltou.
“Também não podemos esquecer