Page 7 - Revista da Ordem - Edição 37
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currículo do curso, na forma de rela-                O discurso moralista não serve, porque não é
cionamento entre o corpo docente e                   crítico, trabalha sobre verdades absolutas, como
o corpo discente, novas diretrizes po-               se elas devessem pautar toda e qualquer ação.
líticas com maior interlocução com a    O discurso da moralidade é o que reconhece as diferenças,
Universidade – tudo isso inaugurou      as divergências, sobretudo o igual respeito e
um novo tempo. Foram boas mudan-        consideração para todas as manifestações.”
ças mas que não podem ser tomadas
como resultado final. Devem sempre      dem deve ser mais criterioso no senti-   ca, reflexiva e altamente eficiente
se submeter ao crivo da comunida-       do da avaliação qualitativa, de forma    na parte técnica e profissional. Tem
de para que sejam aperfeiçoadas.        que escolas que são deficientes na       que haver uma conjunção e não um
Durante muito tempo o setor olhou       formação do bacharel tenham o ônus       divórcio entre o que é fundamento
muito para si, esteve muito fechado     de não ter os seus alunos aprovados      e formação técnica. Isso é que nos
na relação com os demais setores da     e, com isso, revejam a sua estrutura, a  torna peculiar. É uma estupidez
Universidade. A partir da gestão do     sua metodologia, a sua proposta for-     pensar que o curso de Direito tem
professor Fachin [Luiz Edson Fachin,    mativa no campo do Direito. Ou, em       que formar só tecnicamente os seus
atualmente ministro do Supremo Tri-     última análise, entendam que não é       alunos, descuidando do que seria
bunal Federal] já houve uma maior       porque, em tese, se trata de um curso    essa formação básica propedêutica.
abertura da Faculdade de Direito para   cuja estrutura custa pouco que deva      Isso é uma premissa para nós tam-
as demais escolas. Isso se consolidou   ser ofertado de qualquer maneira. Te-    bém, porque havia aqui, até a déca-
de maneira notória na gestão do pro-    mos que parar de tomar como dado         da de 80, uma divisão entre aqueles
fessor Ricardo, o que favoreceu muito   aquele velho ditado de que “o curso de   professores das disciplinas técnicas
a sua escolha como reitor da UFPR.      Direito depende de cuspe e giz”.         aplicadas e os professores das disci-
                                                                                 plinas teóricas, como se fossem dois
A qualidade do ensino jurídico é uma    Como a sra. avalia o currículo dos cur-  mundos que não se comunicavam.
das grandes preocupações da Ordem       sos de Direito? Ele está adequado à      Havia um clima de pouco diálogo
dos Advogados do Brasil, assim como     realidade do mercado de trabalho?        entre as duas áreas. Na gestão do
da comunidade acadêmica do Direito.                                              professor Fachin isso já foi se di-
Na sua visão, qual é a saída para en-   Nosso currículo passou por uma           luindo. Ele dizia que precisávamos
frentar esse grave problema?            mudança em 2009, que incluiu uma         ter aqui uma formação dogmático-
                                        terceira área, a de Teoria do Direito    crítica e a partir da gestão do pro-
Houve uma proliferação das escolas      e Direitos Humanos, além das duas        fessor Ricardo se consolidou. Meu
de Direito que deve ser revista. A OAB  já existentes, Relações Sociais e Di-    desafio é manter essa formação
tem um papel relevante, na medida       reito do Estado. A Faculdade de Di-      de excelência técnica e, ao mesmo
em que aplica o Exame de Ordem –        reito da UFPR tem a preocupação de       tempo, crítica e reflexiva.
uma baliza importante para avaliar se   dar uma formação humanista, críti-
o bacharel reúne as condições para o
exercício profissional. O Exame de Or-
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