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entrevista: VERA KARAM DE CHUEIRI
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2017 | maio | REVISTA dA ORDEM  Na sua opinião, sendo professora de
                                Direito Constitucional, qual é o pa-
                                pel da Universidade, especialmente                         Não é porque,        festação de estudantes que resul-
                                das ciências jurídicas, neste atual                        em tese, se trata    tou na ação do Exército e da Polícia
                                momento de crise ética e moral que                         de um curso cuja     Militar no Centro Politécnico e na
                                assola o país?                                estrutura custa pouco que         Reitoria, o secretário de Segurança
                                                                              deva ser ofertado de              Pública era o professor José Mu-
                                Nosso papel é fundamental. A Uni-             qualquer maneira. Temos           nhoz de Melo, aqui do nosso setor.
                                versidade e, sobretudo, a faculdade           que parar de tomar como           O que preservou os alunos de sofre-
                                de Direito têm que garantir as con-           dado aquele velho ditado          rem qualquer tipo de violência foi
                                dições da democracia. Isso significa          de que o curso de Direito         uma triangulação importante que
                                garantir o espaço de pluralidade,             depende de cuspe e giz”.          ocorreu entre o governador do Es-
                                de diálogo, onde os conflitos sejam                                             tado (Paulo Pimentel), o professor
                                produtivos, o debate de ideias seja      que nos tirava da zona de conforto     Munhoz de Melo e a liderança do
                                permanente, haja igual respeito e        do nosso corporativismo. Eu estava     movimento estudantil. Na faculda-
                                consideração a todos e a todas. Do       lá para julgar um colega, mas esse é   de, os professores Sansão José Lou-
                                ponto de vista da formação profis-       um movimento que temos que fazer       reiro e Egas Moniz de Aragão, por
                                sional, ética e moral, nosso papel       com tranquilidade e naturalidade.      exemplo, mesmo não concordando
                                também é importantíssimo, porque         Outra questão é que o ambiente do      com as pautas dos manifestantes,
                                num ambiente plural e democrático        Tribunal de Ética propiciava a dis-    foram absolutos em defender a pre-
                                você tem todas as condições de for-      cussão de algumas teses muito in-      servação da integridade física dos
                                mar cidadãs e cidadãos comprometi-       teressantes. A partir dessa experiên-  estudantes. Ainda que houvesse di-
                                dos com uma ética pessoal e pública      cia tive oportunidade de repensar e    vergência entre as ideias e as pau-
                                robustas. Se a Universidade não tiver    rever muitas coisas que ensinava e     tas, os professores foram firmes em
                                esse papel, de formação de sujeitos      discutia em sala de aula.              entender que havia uma despropor-
                                comprometidos umbilicalmente                                                    cionalidade entre a ação dos estu-
                                com a democracia, não faz sentido        Pouco tempo depois que a sra. assu-    dantes e a ação da polícia e do Exér-
                                pensar a Universidade. Agora, temos      miu a direção do setor, em agosto do   cito. Para mim, esses são excelentes
                                que cuidar com a confusão que tem        ano passado, a histórica sede da Uni-  exemplos que orientaram também a
                                havido nos últimos tempos entre          versidade e da Faculdade de Direito    minha forma de agir em face da ocu-
                                moralidade e moralismo. O discurso       foi ocupada por estudantes, no con-    pação. Em primeiro lugar, tinha que
                                moralista não serve, porque não é        texto de uma série de manifestações    se respeitar a pluralidade de ideias
                                crítico, trabalha sobre verdades ab-     contra as PECs da reforma do ensino    entre aqueles que queriam ocupar e
                                solutas, como se elas devessem pau-      médio e da limitação dos gastos pú-    aqueles que eram contrários à ocu-
                                tar toda e qualquer ação. O discurso     blicos. Qual é hoje a sua avaliação    pação, mas sobretudo preservar to-
                                da moralidade é o que reconhece as       desse episódio?                        dos os estudantes de qualquer tipo
                                diferenças, as divergências, sobre-      Na época eu disse e volto a lembrar:   de violência. Encarei aquele movi-
                                tudo o igual respeito e considera-       não foi a primeira vez que houve       mento como mais um momento na
                                ção para todas as manifestações, de      ocupação na Universidade. Houve        história da Universidade. Temos
                                forma que não discrimine aquele que      outros episódios. Em maio de 1968,     aqui um espaço de diálogo incrível
                                pensa diferente, que não cale a voz      quando ocorreu uma grande mani-        que nos permite evitar atitudes ex-
                                daquele que diverge. Acredito que te-                                           tremas. Essa foi a minha percepção.
                                mos um constitucionalismo robusto                                               Se tivesse que agir novamente, agi-
                                o suficiente para superar essa crise,                                           ria da mesma maneira.
                                mas para isso a Constituição tem que
                                ser levada a sério. Ela não pode ser
                                casuisticamente desrespeitada.

                                A sra. foi por seis anos membro do Tri-
                                bunal de Ética e Disciplina da OAB Pa-
                                raná. De alguma forma a experiência
                                na Ordem dos Advogados auxilia em
                                suas atuais funções?

                                Foi um aprendizado enorme, por-
                                que me dei conta que justamente,
                                em algum momento, a formação do
                                profissional do Direito se descuidou
                                desse aspecto ético e moral, o que
                                impacta nessas condutas reprová-
                                veis que, depois de analisadas pelo
                                TED, são responsabilizadas e puni-
                                das. Outra coisa é a questão corpora-
                                tiva. Nós somos todos corporativos.
                                Aqui na Universidade somos assim e
                                não é diferente entre os advogados.
                                Lá [no Tribunal de Ética e Disciplina]
                                havia uma dialética interessante em
                                torno das questões que chegavam e
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